Saiba quais características de smartphones, smartTVs e notebooks devem ser levadas em conta para comprar um bom produto sem gastar tanto.
Por: Leonardo Pinto - Atualizado em
Vendedor em setor de eletroeletrônicos em supermercado no centro de São Paulo(Nacho Doce/REUTERS/VEJA)
Ano de crise econômica é tempo de apertar os cintos. É possível comprar o eletrônico desejado sem gastar tanto? Sim, é possível. VEJA.com ajuda você nessa tarefa. Identificamos as características de smartphones, smartTVs e notebooks que realmente devem ser observadas pelo consumidor na hora da compra, pois exercem impacto significativo no desempenho desses dispositivos. Nos smartphones, são a capacidade de processamento, armazenamento, autonomia da bateria e resolução das câmaras. Em seguida, indicamos quais parâmetros podem ser aceitos pelo consumidor. Por exemplo: para gastar um pouco menos em um celular do grupo dos tops de linha, não é preciso optar por uma câmera de 20 megapixels; a de 8 megapixels garante um bom produto por um preço menos salgado. Confira a seguir o resultado da nossa pesquisa, que contou com a orientação do jornalista Lucas Agrela, especialista em reviews da revista Exame.
Smartphone - Quem está de olho em um smartphone deve prestar atenção em quatro características específicas dos aparelhos: capacidade de processamento, memória, autonomia da bateria e resolução das câmeras.
1. entre aparelhos top de linha, cujos preços variam de 1.500 a 4.000 reais, uma configuração satisfatória inclui:
- processador quad core
- 3 GB de memória RAM
- bateria de 2.000 mAh.
- câmera traseira de, pelo menos, 8 megapixels e frontal de 5 mega
- tela Full HD
2. quem procura um celular intermediário, na faixa compreendida entre 1.000 e 1.500 reais, deve optar por aparelhos com a seguinte configuranção básica:
- processador quad core
- 2 GB de memória RAM
- bateria de 1.800 mAh.
- câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 mega
- tela HD
3. os consumidores que optarem pelos chamados "features phones", os mais baratos, com preços de até 1.000 reais, devem exigir os seguintes itens básicos:
- processador dual core
- 1 GB de memória RAM
- bateria de 1.500 mAh.
- câmera traseira de 5 megapixels e frontal VGA
- tela com resolução 1366 X 768
SmartTV - A primeira coisa para ter em mente quando o assunto é comprar uma TV nova é que os aparelhos que possuem tela com resolução 4K ainda não oferecem uma boa relação entre custo e benefício. Eles têm preços salgados e ainda poucos conteúdos podem ser explorados com o formato.
O preço de um aparelho de dimensão média e com bom custo/benefício varia entre 1.500 e 5.000 reais. O consumidor deve atentar para as seguintes características:
- resolução Full HD
- tela de LED de no mínimo 32 polegadas
- sistema operacional, que permite à smartTV navegar pela internet, Android, WebOS ou Tizen
Notebook - Assim como os smartphones, os notebooks podem ser divididos em três grupos, de acordo com as características e faixas de preços.
1. aparelhos top de linha, com preços entre 5.000 e 6.000 reais, categoria específica para quem precisa de velocidade e desempenho, por exemplo, para games "pesados":
- processador Core 5 (5ª geração)
- tela Full HD
- armazenamento SSD de 120GB
- teclado retro iluminado
- placa de vídeo dedicada
2. aparelhos intermediários, com preços entre 3.000 a 5.000
- processador i3 (5ª geração) ou i7 (4ª geração)
- tela HD
- armazenamento de modelo híbrido SSD de 32GB e HD de 500 GB
- teclado retro iluminado
3. aparelhos básicos, com preços entre 1.500 e 3.000 reais, ideal para realizar tarefas básicas como consultar a internet:
- processador i5 (3ª geração)
- tela HD
- armazenamento HD de 500 GB
Boa sorte!
Fonte: Revista Veja - Vida Digital
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/natal-2015-como-comprar-eletronicos-gastando-menos-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário