quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

16 pessoas famosas que você não imaginava serem espiões


A Autoridade Nacional de Inteligência americana, que mais tarde se tornaria a Central de Inteligência Americana (CIA) em 1947, completou 70 anos neste mês de janeiro. A seguir relembramos algumas pessoas muito famosas que foram agentes secretos.

CHARLES LUCIANO

Como chefe de uma família genovesa, Charles Luciano, conhecido como Lucky, era o chefão do crime organizado na costa Leste dos EUA nos anos 1940. Depois de ser condenado à prisão por 50 anos por prostituição, ele ofereceu serviços em troca da diminuição da pena. Acabou cumprindo apenas 10 anos na cadeia e foi deportado para a Itália.



MOE BERG

O catcher da Major League Baseball foi mais uma celebridade de sua época a trabalhar no serviço de inteligência americano durante a II Guerra. Entre suas missões, assassinar o coordenador do projeto nuclear nazista, Werner Heisenberg. O plano foi abortado.

STERLING HAYDEN

Considerado o homem mais bonito do cinema pela Paramount Pictures integrou o corpo de fusileiros navais com o nome John Hamilton. Ele tinha como missão levar suprimentos a resistentes da Croácia como agente disfarçado. 
 

JOHN FORD

Multipremiado ator e diretor, Ford foi mais um famoso integrante do serviço secreto durante a II Guerra Mundial. Ele teve papel importante ao detectar presença japonesa na costa do México e também dirigiu filmes de propaganda.

ARTHUR J. GOLDBERG

O juíz da Suprema Corte americana trabalhou em uma organização secreta para obter informações do inimigo na Europa durante a II Guerra Mundial.

HARRY HOUDINI

O mágico trabalhou para os serviços secretos dos EUA e do Reino Unido roubando segredos da elite alemã e italiana em festas.

FRANK SINATRA

Muitos pensam que Sinatra era um criminoso com ligações à Máfia, mas muitos não sabem que na verdade ele era, sim, ligado à CIA. Foi ignorada sua associação ao crime para que ele pudesse conseguir informações de associações ilegais para o governo.


CHRISTOPHER LEE

O famoso ator de Hollywood participou de um grupo de operações especiais altamente secreto na Europa durante a II Guerra Mundial. Suas missões eram tão secretas que as informações são até hoje confidenciais e não se sabe detalhes do que fazia.


MARLENE DIETRICH

A atriz alemã esteve na lista de pessoas consideradas espiãs nos EUA, apesar de ter servido no entretenimento das tropas americanas e de ter abandonado a Alemanha nazista.and abandoning Nazi Germany. Segundo documentos do FBI, houve uma investigação formal contra ela de 1942 a 1944 ordenada pessoalmente por J. Edgar Hoover. Dietrich tentou ganhar a confiança dos EUA ao se oferecer para investigar atividades subversivas na Europa.

NOEL COWARD

O compositor, diretor e dramaturgo foi treinado junto com Ian Fleming para ações do serviço secreto inglês. Ele disse que a fama era um excelente disfarce.

IAN FLEMING

O criador do James Bond foi, ele próprio, um espião. Fleming trabalhou na inteligência naval da Marinha britânica na II Guerra Mundial. Em 1942 ele integrou uma divisão que acompanhava a infantaria no território do inimigo especificamente para coletar informações dos escritórios nos territórios recém recuperados.

ROALD DAHL

Autor de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' era piloto militar na II Guerra Mundial e após um acidente foi realocado para a embaixada britânica em Washington, D.C., onde sua lábia foi colocada a serviço da inteligência britânica para descobrir informações confidenciais dos EUA.

GRETA GARBO

A atriz de Hollywood nascida na Suécia foi uma das mais cultuadas atrizes dos anos 20 e 30. Entretanto, ela subitamente deixou o cinema e se manteve reclusa a partir de 1941. Acredita-se que ela tenha integrado o MI6 durante este tempo e angariado informações importantes sobre o empresário sueco Axel Wenner-Gren para a Grã Bretanha. Ela também teria contribuído para o sequestro do físico Niels Bohr, que desenvolveu a bomba atômica para os EUA.

JULIA CHILD

Antes de se tornar chefe de cozinha e autora de um livro de culinária, Julia Child estava no gabinete de serviços estratégicos. Inicialmente contratada como empregada do escritório, mais tarde ela virou pesquisadora e trabalhou no desenvolvimento de um repelente para manter tubarões longe de explosivos submarinhos. Ela também trabalhou no Sri Lanka e na China, onde transcrevia informações confidenciais.

CARY GRANT

Também durante a II Guerra Mundial, os EUA começaram a suspeitar da presença de integrantes do eixo no país, especialmente na indústria do cinema. Isto levou o serviço secreto a procurar o serviço de atores e produtores e Cary Grant foi um deles. Sua descoberta mais eletrizante foi que o colega Errol Flynn seria um simpatizante tão fervoroso do nazismo que chegou até a escrever uma carta para Hitler.

JOSEPHINE BAKER

A atriz francesa e radicada nos EUA foi uma espiã durante a II Guerra Mundial para a resistência francesa contra os nazistas e seus aliados. Ela usou o status de celebridade para se aproximar de oficiais japoneses e italianos e extrair deles informações. Recebeu medalha por seus feitos e foi enterrada com honras militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário