quinta-feira, 31 de março de 2016

A luta de Jean-Claude Van Damme contra trolls anti-Israel durante visita a Jerusalém

Daniel K. Eisenbud
Comentário de Julio Severo: O ator Jean-Claude Van Damme sofreu uma montanha de comentários negativos depois que ele, postando uma foto no seu Facebook, disse “Jerusalém, Israel,” indicando que Jerusalém pertence a Israel. Depois da enorme pressão desfavorável, ele deletou “Israel.” Mas não devemos ser muito duros com o ator. Até mesmo os EUA, que são o maior aliado de Israel, nunca reconheceram Jerusalém oficialmente como capital de Israel ou mesmo como pertencente a Israel. Nem mesmo Ronald Reagan, o presidente mais conservador da história recente dos EUA, nunca fez esse reconhecimento. O motivo são as pressões de países muçulmanos e do Vaticano, que têm interesse que impedem que Jerusalém seja reconhecida como cidade histórica e natural de Israel. Enquanto essas pressões não terminarem, ninguém ousa reconhecer Jerusalém como pertencente a Israel. De acordo com o site DailyMail, o propósito da visita de Van Damme a Israel foi obter “orientação espiritual” num centro de Cabala, que é uma espécie de espiritismo judaico. Ele passou seu tempo em Israel estudando Zohar, o livro místico da Cabala. A reportagem a seguir é do jornal israelense Jerusalem Post:
Sem dúvida, Jean-Claude Van Damme consegue derrubar caras brigões de primeira ordem com um chute circular rápido ou um soco demolidor no queixo, mas esse autor que é conhecido como “Músculos de Bruxelas” aprendeu do jeito difícil em Jerusalém que lutar contra trolls anti-Israel na internet é uma estória completamente diferente.
Na terça-feira, durante sua estadia de cinco dias em Israel, o legendário ator de ação posou para uma foto aparentemente inofensiva do lado de fora da Cidade Velha usando um solidéu de Israel na cabeça. Na foto, ele havia colocado esta legenda: Shalom de Jerusalém, Israel!” em sua página de Facebook.
Foi aí que a encrenca começou.
Dentro de minutos, uma torrente de comentários coléricos inundou a página de Van Damme denunciando Israel.
“Você deveria dizer ‘salam da Palestina,’” escreveu Soufiane Benalla, que recebeu 1.269 curtidas. [Enquanto “shalom” é a palavra hebraica que significa “paz” nas saudações dos judeus, “salam” é a palavra árabe com o mesmo significado usada como saudação dos muçulmanos.]
“Jeruzalem [sic] não é de Israel, mas da Palestina,” acrescentou Isa Tubadan, acumulando 796 curtidas.
Um usuário de Twitter cuja tradução do árabe é “Allah Dararmeh” recebeu 146 curtidas depois de escrever: “Você está em Jerusalém, capital da Palestina, não Israel… Vá para a **** que ****!”
Salah Maaty recebeu 559 curtidas depois de denunciar Van Damme por visitar o Muro das Lamentações, onde ele usou um solidéu, rezou e deixou uma nota.
“Oi, Damme… antes vc era meu heroi… não sei sua religião… eu não estava interessado porque acredito que quem criou vc julgará vc por fazer isso… vi hoje sua foto ao lado do muro das lamentações em Jerusalém… vc perdeu o respeito de mim e milhões como eu… não discutiremos sobre esse caso… só uma pergunta lhe farei: QUANTO LHE PAGAM POR ISSO???” ele escreveu.
Enquanto isso, Hiba Abusharkh disse que ela não conseguia acreditar que o ator identificou a Cidade Velha como Jerusalém.
“Oh meu deus! O que? Israel? Olha, acredito realmente que você é um dos MELHORES atores, e verdadeiramente adoro ver seus filmes, mas quando li sua legenda nessa foto fiquei realmente deprimida! É Palestina, Palestina ocupada, não existe Israel, não vou discutir com você sobre esse fato, mas seus fãs palestinos estão realmente ofendidos com isso!” ela escreveu.
No entanto, havia também gente defendendo Israel, ainda que com muito menos apoio.
“Bem-vindo a Israel, Jean-Claude! Você tem muitos fãs aqui! Agora será que dá para você nos ajudar a identificar os terroristas?” escreveu Arsen Ostrovsky, ganhando cinco curtidas.
Shay Zagoury recebeu 106 curtidas depois de defender a foto, postando: “Sou um grande fã de vc Jean Claude Van Damme. Não dê atenção a esses idiotas que acham que Jerusalém é palestina. Aproveite suas férias.”
“Longa vida a Israel. Enquanto existir Deus, ele sempre protegerá Israel de todo esse ódio,” escreveu Netanel Medina, acrescentando “Shalom também para você, Van Damme.” Ele recebeu 85 curtidas.
Embora Van Damme parecesse ceder à maioria anti-Israel deletando a palavra Israel da legenda, ele deixou a imagem postada com as palavras “Olá de Jerusalém!!” com as hashtags #TeamJCVD #JCVD #MEGAPOSITIVE.
Até a tarde de quarta-feira, a foto havia atraído 128.000 curtidas, 2.448 compartilhamentos e 4.300 comentários contra e a favor de Israel.
Traduzido por Julio Severo do original em inglês do jornal Jerusalem Post: Jean-Claude Van Damme does battle with anti-Israel trolls during Jerusalem visit
Leitura recomendada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário