terça-feira, 22 de março de 2016

Polícia belga pede ajuda para identificar suspeito apanhado pelas câmaras de vigilância do aeroporto



Três explosões em Bruxelas, no aeroporto e no metro. Há agora 34 mortos confirmados e dezenas de feridos. Portuguesa ferida livre de perigo. Polícia pede ajuda para identificar suspeito



Polícia destrói bomba que não explodiu no aeroporto

Uma terceira bomba que não explodiu no aeroporto de Zaventem foi há pouco destruída pela polícia. O terminal vai manter-se fechado pelo menos até amanhã.
A cidade de Bruxelas começa lentamente a regressar à normalidade. Duas linhas do metro já reabriram e pelo menos onze carreiras de autocarro vão estar a trabalhar esta noite. Entretanto, a polícia belga já confirmou que amanhã, quarta-feira, as escolas de toda a região de Bruxelas estarão abertas.


Ponto de situação às 16h30

As autoridades belgas fizeram há poucos minutos um ponto de situação sobre o que se passou e está a passar em Bruxelas.
  • Sabe-se que entraram três bombas no aeroporto de Zaventem. Duas delas explodiram pelas 7h e fizeram 14 mortos e 96 feridos. A terceira bomba foi encontrada e desativada pela polícia.
  • Pouco depois, um homem fez-se explodir na estação de metro de Maelbeek, perto do centro de Bruxelas e das instituições europeias. O número de mortos ainda não é totalmente certo, podendo ser entre 15 e 20. Ficaram feridas 106 pessoas.
  • Feitas as contas, pelo menos 34 pessoas morreram mais de 200 ficaram feridas.
  • Ao início da tarde, o Estado Islâmico reivindicou os dois ataques e, numa nota divulgada pela agência noticiosa do grupo, prometeu fazer mais atentados na Europa.

Putin pede união de esforços

Vladimir Putin diz que os ataques terroristas de Bruxelas reforçam a necessidade de uma união global de esforços na luta contra o terrorismo.
Discutimos já por várias vezes o combate ao terrorismo. É possível combatê-lo de forma eficiente, mas apenas unindo esforços”
A chanceler alemã Angela Merkel também já reagiu aos atentados de Bruxelas. Numa conferência de imprensa em Berlim, Merkel afirmou que está determinada em “vencer o terrorismo”, um esforço que diz respeito a toda a Europa. “Os assassinos de Bruxelas são terroristas que não têm qualquer consideração pelos valores humanos”, disse a chanceler, classificando os autores dos ataques como “inimigos de todos os valores europeus”.

Polícia pede informações sobre um dos suspeitos

A polícia belga lançou um apelo à população para que ajude a identificar este homem, um dos suspeitos do ataque no aeroporto.

Polícia pede informações sobre um dos suspeitos

A polícia belga lançou um apelo à população para que ajude a identificar este homem, um dos suspeitos do ataque no aeroporto.




Líderes europeus "juntos" no combate ao terrorismo

Os chefes de Governo dos 28 Estados-membros da União europeia, assim como as figuras de topo de todas as instituições europeias afirmaram em comunicado que a Europa “está de luto” e que todos os Estados-membros estão “em firme solidariedade” com a Bélgica e determinados a fazer o que seja necessário para terminar com a ameaça terrorista.
“Este ataque só reforça a nossa resolução em defender os valores e tolerância europeia destes ataques vindos dos intolerantes. Estaremos unidos e firmes na luta contra o ódio, o extremismo violento e o terrorismo”, pode ler-se no comunicado.

Comunicado. Estado Islâmico ameaça Europa com "mais dias sombrios"

O Estado Islâmico publicou um comunicado em árabe e outro em francês onde reafirma que foi o responsável pelos atentados terroristas de Bruxelas e deixa novas ameaças. “Nós prometemos aos Estados Cruzados que se aliaram contra o Estado Islâmico mais dias sombrios, em resposta às agressões endereçadas ao nosso Estado. Esperem mais dificuldades e mais amarguras.”

O governador nova-iorquino Andrew Cuomo reforçou a segurança da Guarda Nacional, Polícia Estatal, Polícia Marítima e a Segurança do Metro nos principais centros de transito no seguimento dos atentados feitos esta manhã em Bruxelas. No comunicado feito esta tarde pelo governador, Cuomo afirma que “este ataque sem sentido que afetou o povo da Bélgica deixou-nos a todos atordoados e de coração partido”.
“Este são atos de pura maldade que levaram vidas de pessoas inocentes. O meu coração chora por todos aqueles que foram afetados. Nova Iorque vai continuar de pé e a apoiar a comunidade internacional contra o terrorismo, da mesma forma que o mundo nos ajudou no passado. Estamos unidos, o terror nunca prevaleceu nem nunca o fará. Em nome de todos os nova-iorquinos, eu ofereço os meus pensamentos e orações ao povo da Bélgica neste dia trágico”, termina assim o governador.
Apesar de não haver nenhuma ameaça na cidade de Nova Iorque neste momento, as tropas foram destacadas para a estação principal de Manhattan, para o túnel de Queens Mid Town e para a ponte de George Washington. O aeroporto internacional John F. Kennedy também recebeu reforços policiais bem como várias estações de metro e de comboio.

A cadeia de cafés Starbucks decidiu encerrar as 15 lojas que tem na Bélgica por tempo indeterminado. Nos ataques desta manhã, um trabalhador daquela cadeia ficou ferido e os responsáveis optaram por tomar esta decisão.

Salah Abdeslam estaria a preparar estes ataques

Segundo o jornal Politico, que ouviu um alto funcionário belga, Salah Abdeslam esteve diretamente envolvido na preparação dos atentados desta terça-feira. Antes de o suspeito dos ataques de Paris ter sido detido na semana passada, a polícia encontrou as suas impressões digitais num apartamento do bairro de Forest, em Bruxelas, onde também havia detonadores e bombas que, acredita a pessoa ouvida, eram para ser usados hoje.

Veja no mapa aqui em baixo os níveis de alerta accionadas pelas autoridades nos vários países da Europa, na sequência dos atentados terroristas de Bruxelas. Só a Bélgica e a capital francesa estão em nível máximo de alerta. Portugal acionou o nível “mediano a alto” de alerta. Dados cedidos pela Agence France-Presse (AFP).


Países árabes condenam com firmeza e repudiam violências

Vários governos de países árabes, incluindo a Arábia Saudita, Jordânia e Egito, condenaram os atentados desta manhã na capital belga e voltaram a rejeitar qualquer tipo de violência e terrorismo.
O rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, qualificou os ataques de “atos criminosos” e pediu a união de esforços da comunidade internacional para combater o terrorismo.
Por sua vez, o monarca jordano Abdullah II insistiu sobre a necessidade de impulsionar a luta global contra o terrorismo, após um encontro com a alta representante da União Europeia (UE) para a política externa, Federica Mogherini.
O Presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi também condenou os ataques suicidas “aberrantes” e rejeitou “todos os atos que intimidem ou tirem as vidas de gente inocente”.
O líder egípcio reiterou ainda a sua total solidariedade e exprimiu condolências ao Governo e povo da Bélgica e pediu mais esforços internacionais para terminar com o fenómeno do terrorismo.
Duas monarquias do Golfo, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein também se juntaram ao coro de protestos para condenarem a “cobarde ação terrorista contra civis inocentes” ou repudiar as “ações criminosas que contrariam os princípios de todos os valores éticos, humanos e religiosos”.
Também o secretário-geral da Liga Árabe, o egípcio Ahmed Aboul Gheit, qualificou os ataques de “atos terroristas mesquinhos” que pretendem “desestabilizar a segurança e a estabilidade de todo mundo”.
Gheit pediu ainda mais esforços a nível internacional para “erradicar as raízes do terrorismo e secar as suas fontes”, e exigiu que se impeça aos terroristas o acesso “aos meios tecnológicos avançados” que utilizam nos seus ataques.
Lusa

Procurador: autoridades em busca de terceiro suspeito

O procurador Frederic Van Leeuw acabou de dar uma conferência de imprensa na qual confirmou que as autoridades estão à procura de um homem, suspeito de estar envolvido nos atentados do aeroporto. Nas imagens de videovigilância já divulgadas veem-se três homens. Dois deles, disse Van Leeuw, fizeram-se explodir. O terceiro continua a monte e a polícia está a pedir informações sobre ele a quem as tiver. Estão neste momento a decorrer buscas em vários locais do país, afirmou o procurador.

Rei da Bélgica: "O dia 22 de março nunca mais será um dia como os outros"

O rei Filipe da Bélgica fez uma curtíssima declaração televisiva na qual declarou que a Bálgica “está de luto” e prometeu uma resposta “com firmeza, calma e dignidade”.
“Para cada um de nós, este 22 de março não será nunca mais um dia como os outros. As vidas desfeitas, as feridas profundas, estes sofrimentos são de todo o nosso país”, disse o monarca.

A Torre Eiffel já se iluminou de preto, amarelo e vermelho em homenagem às vítimas dos atentados terroristas em Bruxelas, na capital belga. As primeiras imagens começam agora a ser publicadas nas redes sociais. Aqui em baixo está um vídeo do monumento francês, produzido no Periscope e partilhado no Twitter.

Polícia encontra explosivos e bandeira do EI numa casa

A polícia belga fez várias rusgas durante esta tarde. Numa delas, em Schaerbeek (um bairro de Bruxelas), as autoridades encontraram um engenho explosivo com pregos, uma bandeira do Estado Islâmico e produtos químicos.



O Cardeal-Patriarca de Lisboa prestou condolências às famílias das vítimas dos atentados terroristas de esta manhã em Bruxelas. D. Manuel Clemente quis endereçar “uma palavra de serenidade, a possível e necessária”, sublinhou que “em momentos como este, todos nós como cidadãos da Europa, temos de manter bem viva aquela que é a nossa herança, que temos de transportar em termos de direitos humanos” e pediu ainda que “nos mantenhamos fiéis a tudo aquilo que como europeus nos constitui melhor”.
No vídeo do comunicado enviado pelo Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente aconselhou a que não se generalizassem os acontecimentos de hoje: “estes grupos radicalizados não podem de maneira nenhuma ser confundidos com populações, com etnias ou com religiões”.


Bill Warner, PhD: Why We Are Afraid: 1400 Years of Fear - Portuguese Sub-titles



Publicado em 3 de jul de 2013

Bill Warner Why We Are Afraid 1400 Years of Fear - Portuguese Sub-titles



01 - 9 mil refugiados árabes foram aceitos. Você sabia disso? Isso significa terror no Brasil? Governo DILMA negocia receber mais REFUGIADOS árabes. (aqui)

02 - Polícia belga pede ajuda para identificar suspeito apanhado pelas câmaras de vigilância do aeroporto (aqui)

03 - Muçulmana saudita pergunta: O que aconteceria se os cristãos cometessem atos terroristas contra os muçulmanos? (aqui)

04 - Os 4 estágios da conquista islâmica (aqui)

05 - Processo de islamização em Belém do Pará; a Universidade UFPA usada como ferramenta. (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário