sábado, 11 de junho de 2016

Lula será julgado pelo juiz Moro e não tem a menor chance de escapar da prisão

O ex-presidente Lula da Silva, como é conhecido no exterior, será processado e julgado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba. Os inquéritos contra ele estão parados em Brasília – um deles, com o procurador-geral Rodrigo Janot, que sentou em cima e não há como desalojá-lo, e o outro, com o ministro-relator no Supremo, Teori Zavascki, que também parece deitado em berço esplêndido. Mas é claro que eles logo terão de devolver os autos a quem de direito, como se diz no linguajar jurídico.
Um dos inquéritos, que abrange várias denúncias da Lava Jato, como o sítio em Atibaia, o tríplex do Guarujá, as palestras do Instituto Lula, a empresa LILS e muito mais, foi requisitado pelo Supremo, o procurador Rodrigo Janot depois pediu vistas e até ele hoje continua olhando os autos – hipoteticamente, claro. Pode muito bem copiá-los e devolvê-los, aliás, já deveria ter feito isso há muito tempo.
O outro inquérito investiga Lula por obstrução à Justiça em cumplicidade com o ex-senador petista Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves, o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, o ex-assessor de Delcídio, Diogo Ferreira, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho Maurício, todos indiciados junto com Lula, por tentarem comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da estatal.
JURISPRUDÊNCIA – No Supremo, este segundo inquérito tramita sob sigilo, mas os autos se tornarão automaticamente públicos ao voltar à primeira instância. A prevalecer a jurisprudência, firmada no caso do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que renunciou ao mandato para ser julgado na Justiça de Minas Gerais, o inquérito encabeçado por Delcídio terá de baixar para a 13ª Vara de Curitiba, que processa os réus da Lava Jato na primeira instância.
Detalhe importante: essa jurisprudência acaba de ser reforçada com o envio do inquérito do ex-ministro Jaques Wagner para a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, por ter perdido o foro privilegiado.
DEPRESSÃO TOTAL – Lula está deprimido desde o afastamento da presidente Dilma e participou de apenas um ato público nos últimos 30 dias. Agora existem muito mais motivos para aumentar a depressão, porque ele vai mesmo cair nas mãos do juiz Sérgio Moro, enquanto seus filhos Fábio e Luís Cláudio são investigados pela Operação Zelotes, com o juiz Valisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal Criminal, um outro osso duro de roer, igual a Moro.
A situação dos filhos arrebenta com Lula, que os colocou nessa furada. E depressão se aprofunda, porque o ex-presidente sabe que juridicamente está liquidado, não adianta haver pesquisa de opinião que o declare favorito à Presidência. Sabe também que as delações premiadas de Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro serão fatais, porque revelarão não somente seu esquema de enriquecimento ilícito através do Instituto Lula e da empresa LILS, como também comprovarão o crime de ocultação de patrimônio (lavagem de dinheiro) nos casos de tríplex e do sítio de Atibaia.
UMA QUESTÃO DE TEMPO – Portanto, Lula já entendeu que tem um encontro marcado com a Justiça, é só uma questão de tempo. A depressão só tende a aumentar, porque os problemas dele não têm solução. O caso é tão difícil que seu advogado Roberto Teixeira também está envolvido na Lava Jato e nada impede que faça delação premiada contra ele, vejam a que ponto chegamos.
Se a situação de Dilma Rousseff hoje é desesperadora, a de seu mentor Lula da Silva é ainda mais grave. E como diz o ministro-relator Teori Zavascki, o pior ainda está para vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário