terça-feira, 14 de junho de 2016

Escola faz desfile do dia da raça totalmente gay. Que raça hem?





Dia da Raça é celebrado na data de 5 de Setembro, dois dias antes da data em que comemoramos a Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro. A proposta existente por trás da proclamação dessa data é a do povo brasileiro celebrar a sua identidade cultural, formada por uma miscigenação constante, graças a um movimento imigratório forte que ocorreu desde que fomos descobertos, há 515 anos.
A data é comemorada com uma série de desfiles e celebrações de ordem cívica, muito semelhante às comemorações referentes a Independência do país, que ocorre logo dois dias depois. É curioso ressaltar inclusive que a data de 5 de Setembro, reservada ao dia da Raça não era oficial no calendário nacional, não antes da proclamação da nossa independência.
Nesse dia os estudantes do nosso país são memorados, assim como todos os povos que colaboraram para a formação étnica e social do Brasil como um todo, desse o período colonial, até a chegada dos europeus e asiáticos, já na primeira metade do século XX. O sentimento de nacionalidade é naturalmente muito forte nas celebrações que lembram esse dia, da mesma forma que também é grande o nacionalismo em datas como a da Proclamação da República (15/11) e a Inconfidência Mineira (21/04).

A origem da raça? Brasileira?

De acordo com especialistas, especialmente antropólogos, cientistas sociais e historiadores, a nossa raça, ou seja, a raça brasileira se origina da miscigenação de índios que já habitavam as nossas terras antes da chegada dos portugueses, em 1500, de negros que foram trazidos das mais diversas regiões da áfrica subsaariana para cumprir aqui trabalho escravo, além dos brancos, majoritariamente europeus, formados por portugueses inicialmente e depois por uma série de povos que imigraram ao longo da curta história do Brasil para cá, como os alemães, italianos, japoneses, chineses, libaneses, poloneses, holandeses, entre outros.
No dia da raça, comemorado em 5 de Setembro é justamente toda essa miscigenação que é comemorada, que nos faz únicos não apenas dentro das nossas características físicas e genéticas, referentes a aparência que temos, mas também que nos individualiza pela riqueza da nossa história, das nossas origens e raízes. São poucos os povos que podem se dizer frutos de culturas tão distintas e diferentes e essa é uma realidade que nos forma enquanto seres humanos, claro, mas que também nos integra como iguais e que nos permite ter uma identidade única, cheia de sincretismo, mistura e diversidade.
Aqui todos nós, ou pelo menos a maioria somos um pouco católicos, espíritas, umbandistas, e temos traços índios, cabelos afros e tantas vezes a cor de pele branca como a de algum antepassado europeu. Ou ainda tudo o contrário, a pele negra, os traços índios e o tipo físico forte e austero dos negros africanos. Em nós cabe um pouco da história e da cultura de vários povos e, consequentemente, também cabe um pedaço enorme da humanidade. A raça brasileira deve ser celebrada por ser única, por ser o que nos une, o que nos integra e o que nos diferencia nesse mundo cada vez mais cheio de igualdades! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário